D´Silvas Filho é o pseudónimo literário, registado oficialmente na Inspeção Geral dos Espetáculos e dos Direitos de Autor (em 1990-06-19), de um estudioso da língua de há várias dezenas de anos.

   Como autor textual, D´Silvas Filho é membro do Concelho Científico (linguística) do ICEA, consultor de Ciberdúvidas, sócio da Associação Portuguesa de Escritores, sócio já `cooperador´ e medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores.  Autor de livros de linguística, nomeadamente do Prontuário Erros corrigidos de Português, da Texto, já com 6 edições e coautor do livro Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa da Esfera dos Livros.  

     O autor real licenciou-se com distinção numa das mais reputadas universidades públicas portuguesas, de que foi assistente ainda era aluno. Mais de 30 anos de docência, sendo  20 no ensino superior, onde desempenhou vários cargos em órgãos de gestão e ascendeu à categoria final de professor coordenador.

    Na atividade técnica privada foi funcionário durante 35 anos numa conhecida empresa, com nível internacional. Teve a responsabilidade de projetos significativos.

 

Voltar à página principal